Floriano Vieira Peixoto

Floriano Vieira Peixoto

Birth
Maceió, Alagoas, Brazil
Death 29 Jun 1895 (aged 56)
Rio de Janeiro, Brazil
Burial Cremated, Other
Memorial ID 119686250 · View Source
Suggest Edits

Início do mandado; 23 de Novembro de 1891
Fim do mandado; 15 de Novembro de 1894
Partido Politico; Nenhum - Militar
Vice Presidente; Nenhum
Eleições; 1891

Segundo presidente do Braisl.

Nascido em Ipioca, distrito da cidade de Maceió (Alagoas) numa família pobre de recursos, mas ilustre e ativa na política: seu avô materno, Inácio Accioli de Vasconcellos, foi revolucionário em 1817. Foi criado pelo padrinho e tio, coronel José Vieira de Araújo Peixoto. Floriano Vieira Peixoto foi matriculado numa escola primária em Maceió (Alagoas) e aos dezesseis anos foi para o Rio de Janeiro, matriculado no Colégio São Pedro de Alcântara.

Assentado praça em 1857, ingressou na Escola Militar em 1861. Em 1863 recebeu a patente de primeiro-tenente, seguindo sua carreira militar. Floriano era formado em Ciências Físicas e Matemáticas.

Floriano ocupava posições inferiores no exército até a Guerra do Paraguai, quando chegou ao posto de tenente-coronel. Ingressou na política como presidente da província de Mato Grosso, passando alguns anos como ajudante-geral do exército.

No dia da Proclamação da República, encarregado da segurança do ministério do Visconde de Ouro Preto, Floriano se recusou a atacar os revoltosos e assim justificou sua insubordinação, respondendo ao Visconde de Ouro Preto:

Sim, mas lá (no Paraguai) tínhamos em frente inimigos e aqui somos todos brasileiros!
Floriano Peixoto

Em seguida, aderindo ao movimento republicano, Floriano Peixoto deu voz de prisão ao chefe de governo, Visconde de Ouro Preto.

Após a Proclamação da República, assumiu a vice-presidência de Deodoro da Fonseca durante o Governo Provisório, sendo depois eleito vice-presidente constitucional e assumiu a presidência da república em 23 de novembro de 1891, com a renúncia do marechal Deodoro. O êxito dos planos de Deodoro dependia da unidade das Forças Armadas o que não ocorria na gestão anterior.



Advertisement

See more Peixoto memorials in:

Advertisement

Advertisement

  • Created by: Carioca
  • Added: 2 Nov 2013
  • Find A Grave Memorial 119686250
  • Find A Grave, database and images (https://www.findagrave.com : accessed ), memorial page for Floriano Vieira Peixoto (30 Apr 1839–29 Jun 1895), Find A Grave Memorial no. 119686250, ; Maintained by Carioca (contributor 47311392) Cremated, Other.